É através da amamentação que o bebê absorve nutrientes, proteínas e vitaminas que são necessárias para que seu desenvolvimento seja saudável.
Especialistas recomendam que o bebê seja amamentado desde o momento de seu nascimento até seus dois anos de idade. O momento de amamentação é único, pois a partir dele se cria um vínculo afetivo e de confiança entre o bebê e a mãe.
No entanto, chega um momento em que o leite materno já não é mais suficiente para o bebê, e ele tem de começar a ingerir alimentos sólidos – aos poucos – até que ele começa a recusar o leite de mãe. Na teoria, o organismo da mulher deveria parar de produzir o leite materno, mas são pouquíssimos os casos em que isso ocorre e por isso, a mulher deve tomar outras providências para que seu leite seque.
A partir do momento em que o bebê recusa o leite materno, para a mãe, passa a ser um desconforto a produção do mesmo e por isso que secá-lo é importante, caso o mesmo não seque naturalmente. O processo de secagem do leite pode ser demorado e até mesmo doloroso, causando diversos desconfortos e incômodos para a mulher.
No período de secagem, alguns vazamentos de leite podem ocorrer e é por isso que a mulher deve usar roupas escuras, para que se não der para trocar de roupa, o vazamento não apareça. Estimular os seios nesse período é algo que deve ser deixado de lado, pois caso sejam estimulados, o organismo irá entender que o bebê ainda precisa de leite e aumentará a produção do mesmo.
Caso a secagem do leite não aconteça de modo natural, existem algumas dicas para auxiliar a mulher nesse processo. Segundo mulheres que já testaram essas dicas, as mesmas são muito eficientes e passam de geração para geração.
Dicas para secar o leite materno
As dicas envolvem folhas de couve, compressas de gelo, sálvia e algumas outras coisas que as mulheres sequer imaginam. As folhas de couve são constantemente recomendadas para mulheres que desejam secar seu leite materno.
Faça compressas com folhas de couve
É necessário que a mulher tome um banho morno ou quente, e após isso, ponha folhas de couve geladas dentro de seu sutiã, de forma que cubra seus seios e deixe-as lá por algumas horas, trocando-as quando necessário. A mulher deve fazer esse tratamento por cerca de cinco dias.
Faça também compressas com gelo
Outro método para a secagem do leite materno é o uso das compressas de gelo. A mulher deve aplicar essas compressas – envolvidas por um pano ou uma toalha – em seus seios diversas vezes durante o dia, por cerca de quinze minutos.
Tome Chá de Sálvia
A sálvia é um elemento que também auxilia as mulheres nesse processo, pois contém estrogênio natural, que seca o leite materno. As mulheres que desejam secar seu leite com o auxilio da sálvia, devem tomar chá seu chá de seis em seis horas todos os dias.
Mesmo com todas essas dicas, a mulher deve procurar ajuda de um especialista para o processo de secagem do leite, pois só ele a indicará o método mais eficaz. É comum que especialistas indiquem o uso de medicamentos que trabalhem sobre as glândulas mamárias, por serem mais eficazes durante o processo. Alguns especialistas receitam anti-inflamatórios para as mulheres em fase de secagem do leite, por ser um processo que, na maioria das vezes, vem acompanhado de dor intensa.