O sonho da maioria das mulheres é o mesmo: serem mães. Outra coincidência que ocorre entre a maioria dessas mulheres, é a falta de conhecimento dos principais sintomas de gravidez, tirando o atraso menstrual. Essa falta de conhecimento muitas vezes faz com que o pré-natal seja iniciado no meio da gestação, sendo que ele deveria ser iniciado logo no início, para evitar a ocorrência de problemas envolvendo a saúde da mãe e também a do bebê.
- ENJÔOS
A palavra enjôo parece ser simples e inofensiva. No entanto, faz com que as futuras mamães sintam algumas coisas desagradáveis, como náuseas, tonturas e vômitos. Mais da metade das grávidas apresentam esses sintomas incômodos. Eles ocorrem devido a alterações hormonais causadas pela gravidez. Uma alimentação balanceada pode amenizar esses sintomas.
- CORRIMENTO VAGINAL
O corrimento também é um sintoma causado pela alteração hormonal. Se o corrimento tiver consistência leitosa, for inodoro e incolor não há motivos para causar preocupação na mulher. Caso tenha outra aparência, é importante informar o médico.
- DOR NAS COSTAS
A dor nas costas é um sintoma causado pelo aumento da barriga. No período da gestação é importante que as mulheres não usem salto alto e tentem ficar sempre retas, para essas dores não se agravarem. Bolsas de água quente costumam aliviar essas dores.
- VONTADE FREQUENTE DE URINAR
À medida que a gravidez vai evoluindo, é normal que a vontade de urinar aumente. Isso é explicado pelo tamanho do feto, quanto mais ele cresce, mais a bexiga da mãe fica comprimida. Dores, e vestígios de sangue ao urinar devem ser relatados ao médico.
- CÓLICAS E DORES ABDOMINAIS
As cólicas e dores abdominais são extremamente comuns no início da gestação. As cólicas e dores abdominais ocorrem pelo aumento do tamanho do útero e pela retenção de líquidos que ocorre no órgão. Caso essas dores sejam intensas e motivos de preocupação, o médico deverá ser procurado com urgência.
- AZIA
A azia também deve ser considerada como um sintoma comum no início da gravidez. Ela é decorrente de alterações hormonais, que fazem da digestão um processo muito mais lento, além de promoverem um acúmulo de gases no estômago da gestante. O uso de um travesseiro mais alto e uma alimentação balanceada faz com que esse sintoma diminua.
- FLATULÊNCIA E CONSTIPAÇÃO
O excesso de gases no estômago, decorrente da digestão mais lenta fazem com que ocorram algumas debilidades no funcionamento intestinal. A dificuldade de evacuar também ocorre pelo aumento do útero, que passa a comprimir o intestino. Além disso, a alta produção de progesterona durante o período gestacional, também faz com que o funcionamento intestinal seja mais lento que o normal.
- DOR E SENSIBILIDADE NAS MAMAS
A dor e a sensibilidade nas mamas são extremamente comuns. Após o óvulo ser fecundado pelo espermatozóide, o corpo da mulher passa a sofrer mudanças constantes para oferecer um espaço melhor para o bebê se desenvolver de forma saudável. Essas mudanças ocorrem em todo o organismo e o corpo da mulher, e isso não seria diferente na região das mamas. Seus seios passam a crescer, o que os deixam doloridos e sensíveis. Além disso, as auréolas ficam mais escuras e as veias daquela região ficam mais aparentes.
Como Saber Se Estou Grávida Antes do Atraso Menstrual?
Fizemos 3 vídeos no nosso canal para te ajudar a descobrir definitivamente a gravidez antes mesmo do atraso menstrual. Para conferir, assista: