Muitos casais podem passar pela frustração do sonho de ter um filho, por conta de uma dificuldade natural que o corpo dela ou dele tenha para engravidar, seja por uma razão genética ou mesmo física.
Assim, para ajudar a descobrir qual o problema que leva um casal a dificuldade de ter um filho, existem milhares de exames, os quais, podem ser feitos para descobrir qual é a causa que leva a essa frustração no momento de uma mulher engravidar.
O recomendado é que o casal veja se uns deles é infértil, depois de mais de 1 ano de tentativas de engravidar, mas casos excepcionais, necessita-se buscar um médico antes, como nas situações, nas quais, a mulher tem mais de 35 anos de idade.
Exames de Infertilidade para o casal
Confira a seguir quais são os exames mais comuns para descobrir qual a dificuldade que o casal engravidar.
- História Clínica
Um primeiro processo, o qual, pode ser feito para descobrir o porquê que um casal tem dificuldades para engravidar é realizar a história a clínica desse par. Os fatores mais analisados pelos médicos são:
- Há quanto tempo o casal está tentando engravidar
- Se tem algum filho
- Se já tiverem algum tipo de tratamentos e cirurgias no sentido de solucionar esse problema;
- Frequência com que eles fazem sexo;
- E o Histórico de infecções urinárias e genitais;
- Exame físico
Um segundo método usado para detectar a dificuldade de o casal engravidar é um exame físico, no qual, o médico vai analisar a forma dos órgãos sexuais, tanto do homem, quanto da mulher, para saber se essa não é a causa da dificuldade que esse casal tem de engravidar.
- Exame de sangue
Por fim, um terceiro método de se perceber uma dificuldade do casal engravidar é a avaliação hormonal, a qual, é feita através de um exame de sangue, detectando quais os níveis dos hormônios sexuais do homem e da mulher, tais como: estrógeno, a progesterona, os hormônios da tireoide e a prolactina.
Exames específicos para homens
Além dos exames gerais no casal, é necessário que os homens façam exames específicos, para detectar se a dificuldade d engravidar não é a causada por ele. Alguns dos exames mais tradicionais são:
- Ultrassonografia dos testículos
Nesse exame, o médico consegue avaliar a saúde dos testículos dos homens, vendo se não há nenhum problema como cistos ou tumores.
- Espermograma
Um segundo método para avaliar se o homem não é a razão da infertilidade do casal é fazendo um espermograma, o qual, consegue captar a quantidade e a qualidade dos espermatozoides produzidos pelos homens.
- Biópsia de testículo
Por fim, uma última forma de testar a fertilidade masculina é fazendo uma biópsia de testículo, a qual, pode comprovar se os espermatozoides estão sendo bem formados e se há algum tipo de problema na ejaculação que o homem tem.
Caso esse exame comprove algo, duas soluções são a para o homem e a mulher poderem ter um filho são: a inseminação artificial e fertilização in vitro.
Exames específicos para mulheres
Assim como existem exames específicos para descobrir a infertilidade dos homens, também existe técnicas para as mulheres. Vamos conhecer algumas delas:
- Ultrassom transvaginal
Uma primeira maneira de descobrir se uma mulher é infértil é realizando um ultrassom transvaginal, o qual, consegue perceber a presença de cistos nos ovários, endometriose e inflamações no útero, todos problemas, os quais, impedem uma mulher de ficar grávida.
- Histerossalpingografia
Um segundo exame muito comum feito por mulheres para detectar possíveis sinais de infertilidade é a histerossalpingografia, que consegue detectar fatores como trompas obstruídas, endometriose e alterações graves no útero.
- Laparoscopia
Por fim, um terceiro exame bastante realizado pelas mulheres para perceber a infertilidade é a laparoscopia, procedimento que consegue perceber qual a intensidade dos problemas nas trompas interinas e assim indicar um tratamento correto para essas mulheres, as quais, querem ter um filho junto com seus parceiros.
Como engravidar rápido
Para quem está tentando engravidar, a melhor maneira é investindo em alimentos saudáveis, além de evitar o estresse e a ansiedade. Dessa forma, a gravidez deve ocorre de maneira mais natural e instantânea.